Robotânica - Árvores Artificiais

http://imagens.mdig.com.br/arte/

Inicialmente a robótica era vista como um meio de ampliar as capacidade humanas, criando "ferramentas" - os robôs - que pudessem fazer coisas que os humanos não gostariam de fazer ou não conseguissem fazer com a rapidez e a precisão necessárias.

Robôs como entretenimento é um conceito bem mais recente e que, na verdade, surpreendeu até mesmo os mais visionários. Os robôs sempre estiveram no imaginário, por exemplo, da ficção científica; mas quase sempre como serviçais, e não como mascotes ou companheiros.

Andróides e animais robóticos já podem ser vistos por toda parte. Cãezinhos, pequenos bonecos, robôs humanóides japoneses... até mesmo um aspirador de pó passou a ser tratado como "membro da família" por seus donos.

Em 2006, um grupo de engenheiros dos Estados Unidos e da Suíça resolveu avançar também sobre o reino vegetal. Eles se uniram para combinar natureza e robótica, criando o que batizaram de Robotânica. Para começar, eles criaram a primeira árvore robótica do mundo.

Nasceu a robotânica  criada a primeira árvore robótica do mundo

Feita com músculos artificiais, a árvore robótica detecta quando uma pessoa se aproxima dela, de qualquer ângulo. E "abre seus galhos" para o visitante, num movimento sutil e leve, quase surreal.

Não se trata de uma árvore dançante ou qualquer coisa do tipo. E os movimentos não são bruscos o suficiente para assustar as crianças da casa, por exemplo. A coisa é realmente artística.

Daniel Bauen, Jill Coffin e John Taylor - os criadores da árvore robótica - reuniram seus conhecimentos de programação de computadores, eletrônica, mecânica e design para criar justamente isso, um ambiente artístico no qual o principal ator é um robô - uma árvore-robô.

A utilização dos músculos artificiais não foi por acaso. Os criadores da árvore robótica transformaram em vantagem uma característica que é tida como uma das maiores deficiências desses polímeros eletroativos - a lentidão. Os músculos artificiais demoram muito para se contrair e distender. Isso deu ao robô-árvore toda a graça de seus movimentos.

About