Robô aquático é controlado por iPad


  Divulgação


Pesquisadores da Universidade de York, sediada em Toronto, no Canadá, desenvolveram um robô aquático que pode ser controlado por meio de um iPad, o tablet da Apple. A ideia é que mergulhadores possam comandar os robôs com os aparelhos protegidos por um compartimento à prova d’água.

Normalmente, os cientistas têm dificuldades para controlar os robôs submarinos a grandes distâncias porque a água costuma interferir nas transmissões de comandos. O novo método que usa tablets pode ser a solução.

Com os sensores de movimento do iPad, o robô consegue "perceber" quando o aparelho é movimentado pelo mergulhador, e consequentemente ele reproduz o comando. O mergulhador também pode acompanhar o caminho feito pelo robô, por meio de uma câmera que é transmitida para o tablet.

Segundo a Popular Science, a intenção é usar essa nova tecnologia para atingir locais de difícil acesso, como recifes de coral, destroços de navios e cavernas. No vídeo abaixo, da New Scientist, podemos ver o robô em ação (em inglês).


About