Robô policial é criado em universidade americana


O robô policial pode ser controlado à distância e demanda a utilização do Oculus Rift para ser controlado.
Ele não é um policial que ganhou partes cibernéticas, mas no futuro pode fazer o mesmo nome de um dos maiores ícones da cultura pop no cinema: RoboCop. Criado pelo Discovery Labs da Universidade Internacional da Flórida (Estados Unidos), o robô policial foi apresentado à imprensa na última quarta-feira e vem chamando a atenção desde então. 





O RoboCop da vida real se chama TeleBot, possui 1,82 metros — uma altura regular para um policial de patrulha dos Estados Unidos — e pesa apenas 34 quilogramas. Ao contrário do robô dos cinemas, o RoboCop da Universidade da Flórida não possui raciocínio autônomo, demandando exclusivamente os comandos de um controlador remoto. Para isso, um outro policial deve utilizar um Oculus Rift para ter a mesma visão que o robô.

Para os movimentos dos braços e mãos, os controladores recebem uma série de sensores que conseguem identificar instantaneamente os movimentos — reproduzindo cada um deles no robô. Dessa forma, é possível interagir com uma série de objetos que estejam localizados nos cenários em que o TeleBot opere. Ainda não se sabe se ele poderá utilizar armas de fogo algum dia.

Segundo o NBC Miami, o projeto do TeleBot teve início em 2012 e foi financiado por meio de doações de um comandante da Marinha dos Estados Unidos da América. Se algum dia será possível ver o TeleBot funcionando como um RoboCop da vida real, ainda é cedo demais para afirmar. O que se sabe é que, por enquanto, o robô deve ser mantido apenas como um protótipo que pode ser base para uma série de aprimoramentos para o futuro.

About