OS CARROS VOADORES DO FUTURO


Terrafugia-Transation-discovery-vroom
Por Ariana Perez Ariaso
Todos os anos, a Hyundai realiza o Festival IDEA, um concurso destinado aos funcionários da empresa. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras para a solução de problemas de mobilidade urbana. Nesse âmbito, surgiram veículos curiosos, como o E4U, um veículo de transporte individual urbano, que talvez um dia vejamos circulando pelas ruas.
Mas foi outro modelo apresentado no IDEA que fez com que a imaginação do público voasse alto. Trata-se de um carro voador, equipado com quatro motores e dezesseis rotores, uma alternativa perfeita para fugir dos congestionamentos.
O projeto dos engenheiros da Hyundai não é o único do tipo. Diversas empresas estão trabalhando há anos para tornar realidade o sonho da ficção científica. Conheça alguns deles abaixo.
Os modelos da Terrafugia
A startup com sede em Massachusetts já projetou vários modelos de incríveis carros voadores. Entre eles, destaca-se o Transition, que apresenta algumas características tradicionais, como bancos para o piloto e o passageiro, volante, airbags, retrovisores e um motor de 100 cavalos de potência.
As asas se abrem por completo 40 segundos depois de o motorista selecionar o modo de voo. No ar, o Transition pode atingir mais de 170 Km/h e percorrer até 780 quilômetros.
A evolução desse modelo – avaliado em 279 mil dólares – é o TF-X, um híbrido de quatro lugares que pode decolar e aterrissar verticalmente, movido por motores elétricos.
Tfx-Autovolador-discovery-vroom

O carro, equipado com asas laterais, chega a 320 Km/h e tem autonomia de 800 quilômetros. Conta com um sistema de propulsão elétrico de 600 cavalos de potência e um motor adicional de 300. A Terrafugia prevê que o TF-X chegará ao mercado em 2023.
Projetos da Moller International
Apesar de ser mais um avião pequeno com rodas do que um carro voador propriamente, não podemos deixar de fora o Skycar, criado por Paul Moller e testado com sucesso em 2002.
O carro transporta até quatro passageiros e pode decolar e pousar verticalmente sem exigir uma pista especial para fazer qualquer manobra.
Voa a até 600 Km/h e, como é pequeno, pode transitar com facilidade pelas ruas.
No momento, a Moller trabalha no projeto do Autovolantor, um híbrido inspirado na Ferrari 599 GTB. Para funcionar com eficiência tanto em terra como no ar, o veículo foi equipado com rotores e motores elétricos que, juntos, produzem 800 cavalos de potência.
Autovolantor-inspirado-modelo-Ferrari-discovery-vroom
Autovolantor-discovery-vroom

About