HELICÓPTEROS MODERNOS




Helicóptero (do grego ἔλιξ hélix (espiral) e πτέρυξ ptéryks (asa1 ) é um tipo de aeronave de asas rotativas, mais pesada que o ar, propulsada por um ou mais rotores horizontais maiores (propulsores) que, quando girados pelo motor, criam sustentação e propulsão necessárias para o voo. Devido ao fato de as pás do rotor girarem em torno de um mastro, são classificados como aeronave de asa rotativa, o que os distingue das aeronaves de asa-fixa convencional (avião).

Em contraste com aeronaves de asa fixa, isso permite que o helicóptero possa decolar e pousar verticalmente, pairar e ir para frente, para trás e lateralmente. Esses atributos permitem aos helicópteros serem utilizados em áreas congestionadas ou isoladas em que as aeronaves de asa fixa não seriam capaz de pousar ou decolar. A capacidade de pairar por longos períodos de tempo e de decolagem e aterragem vertical permite aos helicópteros realizar tarefas que as aeronaves de asa fixa não podem executar.

Os helicópteros foram desenvolvidos e construídos durante a primeira metade de século XX, com alguma produção e alcance limitado, mas foi só em 1942 que um helicóptero projetado por Igor Sikorsky atingiu a produção em larga escala ,2 com 131 aeronaves construídas.
_________________________________________________________________
HELICÓPTERO GIGANTE EM AÇÃO- ERIKSON AIR-CRANE
HELICÓPTERO DE CARGA
Já a Erickson Air-Crane é líder no segmento de locação de helicópteros nos Estados Unidos. A empresa pertence ao grupo aeroespacial UTC, também controlador da fabricante de helicópteros Sikorsky. No Brasil, ela é representada pela Powerpack, que está prospectando novos clientes tanto para a locação, assim como a expansão das vendas dos helicópteros. O objetivo, segundo a Powerpack, é reduzir os custos operacionais de locação, a partir da expansão da carteira de clientes. "O custo de mobilização deste equipamento é muito elevado", diz Rogério Marques, da Powerpack. Segundo ele, a demanda hoje existente na construção brasileira já justificaria manter uma frota de pelo menos oito aeronaves no país, com fins de locação para a área de construção civil. Uma das experiências de aplicação da aeronave no Brasil foi durante a construção do gasoduto Coari-Urucu, na Amazônia, em que o acesso à região foi um dos principais desafios, com os equipamentos e dutos transportados por balsa somente no período de cheia. As aeronaves permitiram a retirada dos equipamentos por via aérea, independente do período de chuvas, com ganhos de tempo e redução de custo. No entanto, a aeronave utilizada estava baseada no México.

Como diferencial do equipamento, destaca-se a cabine dedicada ao controle da movimentação de carga, que confere maior visibilidade ao operador e precisão ao serviço, o que permite ao helicóptero atuar como uma espécie de guindaste voador, com capacidade de transportar, por exemplo, um conjunto completo de torre de transmissão para sua montagem in loco. O helicóptero conta com um sistema que evita rotações de carga que possam comprometer o voo, explica João Luiz de Negreiros Guerra, da Powerpack.


_________________________________________________________________




About